sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Breve historial da comunidade de GolungoAlto

Golungo Alto é uma parcela do território do kuanza norte, situa-se a norte com o Município do Ngonguembo, a sul com o município do Cazengo, a oeste com o município do Pangu-Aluquém província do Bengo e a leste os Municípios de Cazengo e Cambambe.
Possui uma extensão territorial de1989km2 de superfície, o seu clima é temperada e húmido, com uma população estimada em 34154 habitantes.
Está composta por três comunas e sectores, nomeadamente: comuna de Cambondo, Cerca e kilombo kia Puto e sectores como: Cacanga, Cabinda e Malesso.
Na sua composição tem 91 bairros distribuídos entre a sede, comunas e sectores. Controla 60 autoridades tradicionais.
Golungo Alto ateia-se sobre montanhas e planícies revestidas de suas belezas naturais e maravilhosas, sendo talhadas pelo rio Quiaposse que divide da parte citadina e a periférica. Economicamente é um Município potencialmente rico em madeira, óleo de palma, Mandioca, feijão, banana, sem descartar das suas culturas tradicionais.
Quando a flora, a sul e a oeste é constituída por uma floresta densa, e com uma fauna rica em animais de caça miúda e grossa com maior destaque para o veado, Seixas, javalis, macacos, entre outros.
Golungo Alto, como vila bela conserva altos valores históricos e turísticos na história de Angola, como as encantadoras quedas de Mazalala, quiquela, as ruínas de Bango-a – kitamba, as pedras de quinzau, que muito revelam o nascimento do cristianismo em Angola através do primeiros Missionários Carmelitas, que por aí passaram e se expandiram por toda a Angola, e fizeram importantes estudos no Convento da grande projecção exercendo importante acção civilizadora. Em 1958, Bartolomeu de Vasconcelos, havia sido nomeado para sacrificar os sobas da região que se tinha revoltado contra as autoridades colónias.
A indústria siderúrgica levou Inocêncio de Sousa, Coutinho Lopes de Lima, a afirmar que Golungo Alto era mais povoado e mais rico em todos os Distritos de Angola. Por outro lado os filhos gerados por esta comunidade, muitos deles foram liderem angolanos a exemplo de Mário Pinto de Andrade, Viriato da Cruz, António Jacinto, Cónego Manuel das neves e tantos outros que danificaram o País.
Golungo Alto compreendia os Dembos, Ambaca, Duque de Bragança e Talamungongo. No ano de 1760 passaram as terras do Icolo-Golungo que constituiu um novo Distrito do Icolo e Bengo, desde o sítio chamado Camuginha dando assim origem ao conselho do Bengo.
Icolo-Golungo, antes de ter a designação de Golungo Alto, sofreu ainda uma cisão em 19 de Novembro de 1810, separaram-se do Golungo Alto, os territórios dos Dembos, entre o rio zenza, os do conselho do Zenza e o de Ambaca.
O Distrito do zenza do Golungo, voltou mais tarde a ficar sob jurisdição do Governador do Golungo Alto, a quem também ficou subordinado o Distrito de Ambaca no ano de 1838, sendo então transferida a Capita do Golungo para Pampa Real.
Seu primeiro Governador de Distrito foi o Tenente-coronel António Joaquim de Castro e o primeiro presidente da sua Câmara municipal foi João António Gomes Pereira.
Em 26 de Setembro de 1868, eram assinados no Golungo Alto oito divisões com sede em Trombeta as seguintes: Calunga Cangombe, Cambondo, Quilombo Quiacatubia, Mussengue a Zenza, Queta-Calumbalanga, Ngonguembo, e Bango-a-Quitamba.
A igreja do Golungo Alto foi desde as terras de Bango-a-Quitamba e foi dedicada a Santo Hilarião.
Em 1876 foi instalado o batalhão de caçadores em G.Alto e o capitão-mor Icolo-Golungo tinha a sua residência em Trombeta entre o Luinha e o Muria nome que se tornou famoso devido a fundição do ferro que ali se fazia sentir.
A circunscrição civil do golungo Alto foi criada em 1911,por ocasião do estabelecimento as circunscrições adaptadas em Moçambique e mais tarde foram definidas novos lisetes em 1918, ficando só a comissão Municipal em 9de Novembro de 1921, que também foi extinta por decreto 333 de 29 de Agosto de 1923, foi extinta novamente a circunscrição civil do Golungo Alto em 4 de Agosto de 1932.
É de realçar que anteriormente Golungo Alto foi bastante povoado, mas devido a guerra que assolou o País esta vila ficou despovoado, suas infra-estruturas foram totalmente arrasadas pela guerra e que até agora ainda não há sinais de recuperação na sua totalidade.
Hoje esta vila é habitada maioritariamente por povos de muitas origens vindo de alguns municípios visinhos como: Ngonguembo, Banga, Quiculungo, Bolongongo, que de mãos dadas procuram o desenvolvimento do município.

Sem comentários: