sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dança

Dança

Na minha comunidade, a dança distingue diversos géneros, significados, formas e contextos, equilibrando a vertente recreativa com a sua condição de veículo de comunicação religiosa, curativa, ritual e mesmo de intervenção social. Não se restringindo ao âmbito tradicional e popular, manifesta-se igualmente através de linguagens académicas e contemporâneas. A presença constante da dança no quotidiano, é produto de um contexto cultural apelativo para a interiorização de estruturas rítmicas desde cedo. Iniciando-se pelo estreito contacto da criança com os movimentos da mãe (às costas da qual é transportada), esta ligação é fortalecida através da participação dos jovens nas diferentes celebrações sociais (Os jovens são os que mais se envolvem), onde a dança se revela determinante enquanto factor de integração e preservação da identidade e do sentimento comunitário.
Antes da colonização essa população foi bastante divertida usando como dança a armonica, a cambanza, a dicanza, tango e outros instrumentos que serviam de divertimento as populações.
Depois de vários séculos de colonização portuguesa, minha comunidade acabou por também sofrer misturas com outras culturas actualmente presentes vindas de outras regiões de Angola assim em diversos pontos do nosso Continente como Congo Democrático, Moçambique e Cabo Verde, entre outras.Com isto, golungo Alto hoje destaca-se pelos mais diversos estilos musicais, tendo como principais: o Semba, sunguras, a Kizomba, Cazucutas entre outras.

Sem comentários: