sábado, 14 de novembro de 2009

como você pensa que a escola pode participar activamente no enfrentamento das problemáticas encontradas enm parceria com a comunidade

Penso que a escola pode participar activamente do enfrentamento das problemáticas encontradas em parceria com a comunidade se cada membro da comunidade ser potencialmente um educador e um educando, com capacidade tanto para ensinar como para aprender e ter responsabilidade colectiva para desenvolver essas capacidades e talentos. A escola é um espaço que pode melhorar as condições de trabalho, zelando inclusive pelos cuidados com o stress e por todas as relações sociais que nela se desenvolvem. Na comunidade, a escola pública, em todos os níveis deve ser modalidades da educação básica e ter como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.Comunidade e escola não devem ver-se como duas entidades separadas; a escola é parte da comunidade, alunos e professores são membros plenos da comunidade. É preciso encontrar pontos em comum, convergências e alianças entre família e escola, entre pais e professores, quer sejam em idade boa para aprender como não. Cada uma – infância, juventude e idade adulta – tem suas particularidades, suas debilidades e fortalezas específicas.A educação infantil e a educação de adultos necessitam e complementam-se mutuamente; a educação de adultos (pais mães de família, agentes escolares, membros da comunidade etc.) é uma condição essencial para a educação e o desenvolvimento de crianças e jovens, assim como para o desenvolvimento comunitário e social.· Para que haja aprendizagem, esta deve ser relevante e significativa para quem aprende, quer dizer, deve responder aos seus interesses, motivações e necessidades, deve ligar-se com seus conhecimentos e experiências prévias e motivar a continuar aprendendo.A única possibilidade de conseguir uma educação de qualidade para todos é desenvolver e sincronizar a emoção, os recursos e os esforços de toda a comunidade no empenho comum para fazer da educação uma necessidade e uma tarefa de todos. .
· Para que haja aprendizagem, esta deve ser relevante e significativa para quem aprende, quer dizer, deve responder aos seus interesses, motivações e necessidades, deve ligar-se com seus conhecimentos e experiências prévias e motivar a continuar aprendendo.
A única possibilidade de conseguir uma educação de qualidade para todos é desenvolver e sincronizar a emoção, os recursos e os esforços de toda a comunidade no empenho comum para fazer da educação uma necessidade e uma tarefa de todos.

Sem comentários: