sábado, 14 de novembro de 2009

Espansão da rede escolar na minha comunidade

Elaboração de um projecto
Titulo: Expansão da rede escolar na minha comunidade para combater o analfabetismo.
INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de uma comunidade envolve fazer pontes onde tradicionalmente se formaram precipícios: escola, família e comunidade; pais de família e professores; professores e alunos; o público e o privado; educação de crianças, de jovens e de adultos; educação pré-escolar, primária, secundária.
Educação básica é a que se destina a satisfazer necessidades básicas de aprendizagem: Inicia-se com o nascimento e dura a vida toda; Envolve crianças, jovens e adultos;
Realiza-se dentro e fora da escola, reconhecendo a existência e importância dos diversos saberes, as diversas instâncias e modalidades de aprendizagem e os diversos tipos de instituições educativas e educadores (pais, professores, agentes e educadores comunitários etc. É responsabilidade dos diversos actores sociais ao nível nacional, regional e local, assim como dos próprios indivíduos. Necessidades básicas de aprendizagem são aqueles conhecimentos, habilidades, valores e atitudes essenciais para:
Considerando a vontade de realizar a escolarização de todas as crianças em idade escolar, de reduzir o analfabetismo de jovens e adultos e de aumentar a eficácia do sistema educativo; considerando igualmente que as mudanças profundas no sistema socio-económico, nomeadamente a transição da economia de orientação socialista para uma economia de mercado, sugerem uma readaptação do sistema educativo, com vista a responder as novas exigências da formação de recursos humanos, necessários ao progresso socio-económico da sociedade angolana.
A educação constitui um processo que visa preparar o indivíduo para as exigência da política, económica e social do País e que se desenvolve na convivência humana, no círculo familiar, nas relações de trabalho, nas instituições de ensino e de investigação científico-técnica, nos órgão de comunicação social, nas organizações filantrópicas e religiosas, e através de manifestações culturais e gimno-desportivos.
O sistema de educação assenta-se na lei constitucional, no plano nacional e nas experiências acumuladas e adquiridas a nível internacional e desenvolve-se em todo território nacional e a definição da sua politica é a exclusiva competência do Estado, cabendo ao Ministério da educação e cultura a sua coordenação.



Desenvolvimento
Um projecto está normalmente associado a produção unitária, de elevado custo relativo e com desenvolvimento de tempo limitado.
Um dos problemas idealizados para a comunidade onde vivo é a expansão da rede escolar para tirar elevado número de crianças e jovens que se encontram fora do sistema escolar e inseri-lo no sistema de ensino e aprendizagem para o combate ao analfabetismo.
Pensou em envolver a escola, porque as escolas transmitem informação que produzem diversos conhecimentos e saberes que os alunos carregam a respeito das suas vidas, dos dramas sociais de que fazem parte, utilizando tudo como ingredientes de uma execução de programa de integração entre a escola e a comunidade. Objectivo da escola é de viabilizar meios para a ascensão social dos alunos, mediante a transmissão maciça de informações para que estes possam vestibular e possibilitar aos alunos meios de transformações social no tempo presente, por meio de vivência de experiência, de organização e participação social ou sejam sujeito activos na construção de trabalho úteis a promoção da mudança no quotidiano da comunidade. Esta comunidade escolar deve ser compreendida como uma reunião entre alunos, professores, servidores de pais, e toda comunidade na qual a escola está inserida. Comunidade e escola não devem ver-se como duas entidades separadas; porque a escola é parte da comunidade, alunos e professores são membros plenos da comunidade. É preciso encontrar pontos em comum, convergências e alianças entre família e escola, entre pais e professores.
Esta parceria entre a escola e a comunidade acontecerá quando toda comunidade ter suas próprias instituições, agentes e redes de ensino e aprendizagem, operando formal e informalmente através da família, da escola, do parque, da biblioteca, da praça, do campo de desportos, do centro comunitário, do centro de saúde, da igreja, do clube, do museu, da oficina, das festas e tradições locais etc. O desenvolvimento de uma comunidade, implica fazer pontes onde tradicionalmente se formaram precipícios: escola, família e comunidade; pais de família e professores; professores e alunos; o público e o privado; educação de crianças, de jovens e de adultos; educação pré-escolar, primária, secundária, vocacional e educação formal, não formal e informal; educação escolar e extra-escolar; educação presencial e educação à distância; oferta e demanda educativas; conteúdos e métodos de ensino; gestão administrativa e gestão pedagógica da escola.
Esta parceria entre a escola e a comunidade também acontecerá se Cada membro da comunidade ser potencialmente um educador e um educando, com capacidade tanto para ensinar como para aprender e ter a responsabilidade colectiva para desenvolver essas capacidades e talentos. Deve haver uma interligação entre a escola e a comunidade visto que ela é de fundamental importância para a construção de escolas, e como instituição educativas se configure em um espaço de prazeres, para que o trabalho passe a fazer sentido e os sujeitos envolvidos, a ser autores e criadores de uma praxis emancipatória e não apenas de reprodutores de uma prática pedagógica e excludente.

Objectivos
- O projecto a ser desenvolvido tem como objectivo verificar a possível razão de falta de escolas e do elevado número de crianças e jovens fora do sistema normal de ensino.
-Compreender os modos de vida dos habitantes nos territórios que apresentam realidades socioculturais e espaciais muito distintas, mas que expressam o mesmo processo contraditório gerado pelo processo de desenvolvimento da sociedade e na agricultura. Assim como Compreender os processos que definem as formas e representações de vida das populações nas comunidades ribeirinhas ainda não intensamente atingidas pelo processo de modernização das escolas.
- Reconhece que os indivíduos e os grupos são diferentes entre si e têm, portanto, necessidades diferentes de aprendizagem que devem ser satisfeitas, por sua vez, de maneiras diferentes;
- Compreender a possível razão que leva os pais e encarregados de educação a não matricularem os filhos nas escolas e encoraja-los a levarem os filhos para as escolas para serem inseridas no sistema escolar.
- Compreender a possível razão que leva os jovens a ficar fora do sistema de ensino e encoraja-los a matricularem-se nas escolas públicas e de alfabetização para aprender a ler e escrever.
- Compreender, reflectir e actuar sobre a própria situação para superá-la, favorecendo o desenvolvimento de uma identidade própria e desenvolver uma consciência social solidária e de serviço aos demais membros da comunidade
Estratégias para extinguir este mal
- Construção de escolas e apetrechamento das mesmas para se inserir no sistema de ensino o elevado número de crianças fora do sistema de ensino.
- Construção de escolas técnicas profissionais e de alfabetização para dar aos jovens uma formação académica e profissional necessária que lhes ajuda a serem inseridos no mercado do trabalho.
- Construção de lares estudantis, creches e escolas para a educação pré-escolares das crianças assim com garantir a protecção e segurança das mesmas.
- Garantia de um ensino de qualidade para todos, assim como a formação inicial e contínua, técnica e profissional dos professores assim como os diferentes actores que compõe a comunidade.
- Deve haver mais investimentos no sector da educação para a formação académica, moral, intelectual, visto que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.
- Criar equipas de sensibilização e de aconselhamento que mobilizem os vários extractos da comunidade para fins de aderirem as escolas públicas e de alfabetização para aprenderem o conhecimento necessário que lhes ajude num futuro próximo contribuírem para o desenvolvimento da comunidade.
- Combate ao analfabetismo e todas as formas de descriminação escolar que prejudicam a comunidade.
Para fundamentar meu projecto de pesquisa usarei os textos Carlos Rodrigues Brandão (2003). A experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortes. (Série Saber com o outro, 1).

- Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23, Jul./dez. 1999.

FUNDAÇÃO W. K. Kellogg. Projecto Integrar pela Educação: Iniciativa de Educação Básica Comunidade de Aprendizagem. Tradução e adaptação de Elie Ghanem. São Paulo, 1997. 5 P.



E
Titulo: Expansão da rede escolar na minha comunidade para combater o analfabetismo.
INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de uma comunidade envolve fazer pontes onde tradicionalmente se formaram precipícios: escola, família e comunidade; pais de família e professores; professores e alunos; o público e o privado; educação de crianças, de jovens e de adultos; educação pré-escolar, primária, secundária.
Educação básica é a que se destina a satisfazer necessidades básicas de aprendizagem: Inicia-se com o nascimento e dura a vida toda; Envolve crianças, jovens e adultos;
Realiza-se dentro e fora da escola, reconhecendo a existência e importância dos diversos saberes, as diversas instâncias e modalidades de aprendizagem e os diversos tipos de instituições educativas e educadores (pais, professores, agentes e educadores comunitários etc. É responsabilidade dos diversos actores sociais ao nível nacional, regional e local, assim como dos próprios indivíduos. Necessidades básicas de aprendizagem são aqueles conhecimentos, habilidades, valores e atitudes essenciais para:
Considerando a vontade de realizar a escolarização de todas as crianças em idade escolar, de reduzir o analfabetismo de jovens e adultos e de aumentar a eficácia do sistema educativo; considerando igualmente que as mudanças profundas no sistema socio-económico, nomeadamente a transição da economia de orientação socialista para uma economia de mercado, sugerem uma readaptação do sistema educativo, com vista a responder as novas exigências da formação de recursos humanos, necessários ao progresso socio-económico da sociedade angolana.
A educação constitui um processo que visa preparar o indivíduo para as exigência da política, económica e social do País e que se desenvolve na convivência humana, no círculo familiar, nas relações de trabalho, nas instituições de ensino e de investigação científico-técnica, nos órgão de comunicação social, nas organizações filantrópicas e religiosas, e através de manifestações culturais e gimno-desportivos.
O sistema de educação assenta-se na lei constitucional, no plano nacional e nas experiências acumuladas e adquiridas a nível internacional e desenvolve-se em todo território nacional e a definição da sua politica é a exclusiva competência do Estado, cabendo ao Ministério da educação e cultura a sua coordenação.



Desenvolvimento
Um projecto está normalmente associado a produção unitária, de elevado custo relativo e com desenvolvimento de tempo limitado.
Um dos problemas idealizados para a comunidade onde vivo é a expansão da rede escolar para tirar elevado número de crianças e jovens que se encontram fora do sistema escolar e inseri-lo no sistema de ensino e aprendizagem para o combate ao analfabetismo.
Pensou em envolver a escola, porque as escolas transmitem informação que produzem diversos conhecimentos e saberes que os alunos carregam a respeito das suas vidas, dos dramas sociais de que fazem parte, utilizando tudo como ingredientes de uma execução de programa de integração entre a escola e a comunidade. Objectivo da escola é de viabilizar meios para a ascensão social dos alunos, mediante a transmissão maciça de informações para que estes possam vestibular e possibilitar aos alunos meios de transformações social no tempo presente, por meio de vivência de experiência, de organização e participação social ou sejam sujeito activos na construção de trabalho úteis a promoção da mudança no quotidiano da comunidade. Esta comunidade escolar deve ser compreendida como uma reunião entre alunos, professores, servidores de pais, e toda comunidade na qual a escola está inserida. Comunidade e escola não devem ver-se como duas entidades separadas; porque a escola é parte da comunidade, alunos e professores são membros plenos da comunidade. É preciso encontrar pontos em comum, convergências e alianças entre família e escola, entre pais e professores.
Esta parceria entre a escola e a comunidade acontecerá quando toda comunidade ter suas próprias instituições, agentes e redes de ensino e aprendizagem, operando formal e informalmente através da família, da escola, do parque, da biblioteca, da praça, do campo de desportos, do centro comunitário, do centro de saúde, da igreja, do clube, do museu, da oficina, das festas e tradições locais etc. O desenvolvimento de uma comunidade, implica fazer pontes onde tradicionalmente se formaram precipícios: escola, família e comunidade; pais de família e professores; professores e alunos; o público e o privado; educação de crianças, de jovens e de adultos; educação pré-escolar, primária, secundária, vocacional e educação formal, não formal e informal; educação escolar e extra-escolar; educação presencial e educação à distância; oferta e demanda educativas; conteúdos e métodos de ensino; gestão administrativa e gestão pedagógica da escola.
Esta parceria entre a escola e a comunidade também acontecerá se Cada membro da comunidade ser potencialmente um educador e um educando, com capacidade tanto para ensinar como para aprender e ter a responsabilidade colectiva para desenvolver essas capacidades e talentos. Deve haver uma interligação entre a escola e a comunidade visto que ela é de fundamental importância para a construção de escolas, e como instituição educativas se configure em um espaço de prazeres, para que o trabalho passe a fazer sentido e os sujeitos envolvidos, a ser autores e criadores de uma praxis emancipatória e não apenas de reprodutores de uma prática pedagógica e excludente.

Objectivos
- O projecto a ser desenvolvido tem como objectivo verificar a possível razão de falta de escolas e do elevado número de crianças e jovens fora do sistema normal de ensino.
-Compreender os modos de vida dos habitantes nos territórios que apresentam realidades socioculturais e espaciais muito distintas, mas que expressam o mesmo processo contraditório gerado pelo processo de desenvolvimento da sociedade e na agricultura. Assim como Compreender os processos que definem as formas e representações de vida das populações nas comunidades ribeirinhas ainda não intensamente atingidas pelo processo de modernização das escolas.
- Reconhece que os indivíduos e os grupos são diferentes entre si e têm, portanto, necessidades diferentes de aprendizagem que devem ser satisfeitas, por sua vez, de maneiras diferentes;
- Compreender a possível razão que leva os pais e encarregados de educação a não matricularem os filhos nas escolas e encoraja-los a levarem os filhos para as escolas para serem inseridas no sistema escolar.
- Compreender a possível razão que leva os jovens a ficar fora do sistema de ensino e encoraja-los a matricularem-se nas escolas públicas e de alfabetização para aprender a ler e escrever.
- Compreender, reflectir e actuar sobre a própria situação para superá-la, favorecendo o desenvolvimento de uma identidade própria e desenvolver uma consciência social solidária e de serviço aos demais membros da comunidade
Estratégias para extinguir este mal
- Construção de escolas e apetrechamento das mesmas para se inserir no sistema de ensino o elevado número de crianças fora do sistema de ensino.
- Construção de escolas técnicas profissionais e de alfabetização para dar aos jovens uma formação académica e profissional necessária que lhes ajuda a serem inseridos no mercado do trabalho.
- Construção de lares estudantis, creches e escolas para a educação pré-escolares das crianças assim com garantir a protecção e segurança das mesmas.
- Garantia de um ensino de qualidade para todos, assim como a formação inicial e contínua, técnica e profissional dos professores assim como os diferentes actores que compõe a comunidade.
- Deve haver mais investimentos no sector da educação para a formação académica, moral, intelectual, visto que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.
- Criar equipas de sensibilização e de aconselhamento que mobilizem os vários extractos da comunidade para fins de aderirem as escolas públicas e de alfabetização para aprenderem o conhecimento necessário que lhes ajude num futuro próximo contribuírem para o desenvolvimento da comunidade.
- Combate ao analfabetismo e todas as formas de descriminação escolar que prejudicam a comunidade.
Para fundamentar meu projecto de pesquisa usarei os textos Carlos Rodrigues Brandão (2003). A experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortes. (Série Saber com o outro, 1).

- Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23, Jul./dez. 1999.

FUNDAÇÃO W. K. Kellogg. Projecto Integrar pela Educação: Iniciativa de Educação Básica Comunidade de Aprendizagem. Tradução e adaptação de Elie Ghanem. São Paulo, 1997. 5 P.

4 comentários:

Quem sou eu disse...

Olá Jose Alexandre, seu Blog está muito informativo, parabéns! Realmente é muito importante para ser ter uma educação de qualidade e para se combater o analfabetismo, que tenha essa interação entre escola, professores, alunos, familiares e comunidade. Tatianne.

fabiana dos santos oliveira disse...

olá josé
as informaçoes do seu blog estão otimas, realmente é preciso de muito esforço e colaboração, para diminuir o analfabetismo.

JOSÉ ALEXANDRE MANUEL DOMINGOS disse...

Olá Tatianne keyla obrigado pelo reparo feito, eu acho que so com este tipo de reparos caminharemos pra frente.
Espero que atitude do género seja feito por mais colegas

JOSÉ ALEXANDRE MANUEL DOMINGOS disse...

Olá Fabiana dos Santos obrigado pelo reparo feito; acredito que só trabalhando em conjunto poderemos eliminar algumas dificuldades.
saudações...